sábado, 12 de agosto de 2017

A História só vai recomeçar em 2018

Tenho a sensação de que a História parou, e este hiato só vai ter fim em 2018 com a eleição do novo presidente. Com os últimos acontecimentos, não resta dúvida: o país está sem governo, sem projetos, sem perspectivas, um imenso vazio de poder. Michel Temer, que nunca deixou de ser um interino, pode ter escapado por hora, mas tornou-se refém dos congressistas que lhe salvaram o pescoço. É o presidente mais inexpressivo que este país já teve: se um dia sonhou em ser um Itamar, nem um Sarney conseguiu ser...

Com este quadro, é perda de tempo falar do presente, pois a História só vai recomeçar em 2018, com o novo presidente, seja ele qual for. E está se desenhando no horizonte uma volta do PT ao poder, com Lula ou sem Lula, mas de preferência com Lula, o candidato com maior intenção de votos até agora. Mas se o PT vencer, será praticamente uma vitória por WO. Tomo emprestado o termo do futebol, que dá a vitória a uma equipe se o adversário não comparece. Isso em razão da total ausência de qualquer outra opção minimamente atrativa de qualquer outro partido.

Se o PT vencer em 2018, será graças à omissão de seus adversários, e não por haver superado os erros que o levaram a ser tirado do poder em 2016. De fato, nos anos em que o PT esteve no governo, à exceção de tipos como Bolsonaro, ninguém se arriscou a emitir um discurso abertamente anti-petista ou apresentar um projeto diametralmente oposto ao do PT, julgando que esta seria a fórmula certa de perder a eleição. O PMDB desde os anos 90 desistiu de ter candidato próprio e preferiu as composições que lhe garantissem cargos, e apenas cargos. O PSDB, o único rival à altura do PT, ao invés de bater de frente, renegou seu passado e procurou desvencilhar-se da sombra de FHC. É claro que ninguém acreditou nesse mea culpa fajuto, nem ninguém vai querer a cópia se pode ter o original. Agora é tarde para o PSDB criar um candidato que tenha um perfil minimamente alternativo ao projeto petista. Pode apenas relançar os candidatos que já foram derrotados antes e serão derrotados de novo.

Mas o PT tampouco fez um mea culpa que não fosse fajuto. E mais ainda, essa guinada inesperada que o reconduza ao poder pode dar vazão a um clima de euforia e desforra, que vai reforçar a disposição de repetir os mesmos erros que foram cometidos desde o primeiro mandato de Dilma. Militantes imaginosos vão enxergar em um Lula envelhecido e desgastado, um Lula renascido e vingador, que vai finalmente levar a cabo os projetos sonhados desde os velhos tempos, aquele besteirol ideológico que o próprio Lula descartou no lixo em 2002. Aí periga a história se repetir: depois da euforia inicial, a crise se instala, não haverá mais dinheiro para projetos sociais, a popularidade do governo cai e a oposição se enche de moral. E a população, decepcionada e julgando-se mais uma vez traída, pode correr para os braços dos radicais de direita. O PT pode ter uma segunda chance, mas terceira chance é querer demais.

É preciso entender que o hipotético Lula de 2018 não será o mesmo Lula de 2002. Mesmo supondo que a frágil recuperação da economia obtida esse ano persista até o ano que vem, não será o mesmo cenário do primeiro mandato de Lula. Tampouco ele terá a mesma base de apoio que tinha naquela época. Restará a Lula fazer um governo pragmático, se quiser preservar sua biografia.

2 comentários:

  1. Bom ver-te postando novamente, Sr. Mundim!

    Pessoalmente, eu acho que essas pesquisas com Lula ganhando no topo são manipuladas, pra fazer a Esquerda ficar por trás do Lula ao invés de Ciro, ou Marina. Lula não tem conseguido criar empolgação nenhuma - no nordeste. Enquanto isso, Bolsonaro aparece em qualquer lugar do país e logo tem uma multidão de apoiadores empolgados.

    Concordo que ninguém aqui no Brasil (com exceção de Bolsonaro) conseguiu criar um discurso coerente e corretamente critico ao PT. No máximo criticas fracas. Ate 2014, pessoas com inclinações direitistas votavam no PSDB porque era o "menos pior". Depois disso, todo mundo viu o quão patético o PSDB era, e começaram a chamar o PSDB e cia de "Oposicinha".

    Honestamente, vejo três pre-candidatos competitivos: Lula, Jair Bolsonaro e João Dória. Ciro é um coronel oportunista, Marina saiu menor do que entrou em 2014, Os Três Patetas do PSDB são uma piada, e Joaquim Barbosa foi burro e deu uma guinada pra esquerda - a mesma esquerda que, um dia desses, estava lhe chamando de epítetos racistas por condenar mensaleiros.

    ResponderExcluir
  2. Em termos mercadológicos a "marca" LULA está falida. LULA está envolvido até o pescoço em processos, que mesmo sem levá-lo para a cadeia já deterioraram a marca LULA. Não existe "marketeiro" ou guru que consiga reverter esta situação. A vaca, digo LULA já foi pro brejo. E quem levou a vaca pro brejo foi ele mesmo, pois jogou 80% de aprovação no lixo, bem como jogou também sua biografia no lixo. LULA é hoje um morto vivo que está perambulando no Nordeste. Graças a Deus e para o bem do Brasil!

    ResponderExcluir